Por Professor Dr. Zootecnista Cledson Augusto Garcia, fundador da PRO Rural, empresa especializada em Projetos Rurais (Pastejo Rotacionado e confinamento de ruminantes)
Muitas propriedades brasileiras ainda trabalham no sistema de pastejo contínuo, em que são usadas cercas das divisas das propriedades e os animais permanecem boa parte do tempo ou quase a totalidade do mesmo em um único piquete, porém o sistema possui vários pontos negativos. Isto acontece pois não é respeitado o crescimento das gramíneas no pastejo contínuo, o que aumenta a compactação do solo e propícia o aparecimento de erosão, além de ocasionar baixa lotação e menor produtividade por hectare, diminuindo a rentabilidade do pecuarista.
O sistema de pastejo rotacionado começou desde que as ovelhas e cabras foram domesticadas, de 5 a 6.000 a.C, pois na época os rebanhos eram nômades, ou seja, migravam de um local para outro. Já que as propriedades não tinham cercas, os pastores pastoreavam seus rebanhos e à medida que o pasto rebaixava os animais caminhavam para outra área.
O pastejo rotacionado é baseado na divisão da área de pastejo em 3 ou mais piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. Para que seja considerado pastejo rotacionado os animais não devem permanecer mais que 7 dias no mesmo piquete. O tamanho dos lotes pode variar de acordo com o tipo de gramínea, da categoria animal que a propriedade está trabalhando, além do planejamento geral do sistema.
Pelo fato de aumentar a lotação e produção por hectare, esse é um sistema que vem sendo cada vez mais adotado pelos pecuaristas e o seu custo de implementação é relativamente baixo se for levado em consideração seus benefícios, pois aumenta a lotação e produtividade de arrobas ou kg de leite/ha.
O pastejo rotacionado apresenta excelentes resultados quando bem planejado, por isso é muito importante um planejamento bem feito desde o início, na elaboração do projeto. Antes da sua implantação é importante avaliar a fertilidade do solo, a oferta de água, as características da forragem a ser explorada, as estruturas como cochos e bebedouros, correção e adubação do solo de acordo com a análise química do solo, o treinamento constante dos colaboradores sobre como fazer o manejo adequado e outros fatores.
Algumas das principais vantagens do pastejo rotacionado são:
- aumento de lucratividade, pois proporciona maior produção de arrobas ou kg de leite/hectare;
- possibilita o controle total da quantidade e qualidade de forragem disponível para os animais;
- respeita os períodos de descanso, dessa forma a pastagem se recupera mais rápido sem a interferência de pastejo pelos animais, chegando na altura ideal para um novo pastejo, o que faz crescer proporcionalmente folhas e raízes;
- a forragem é melhor aproveitada, pois o pastejo é mais uniforme, o que faz diminuir perdas por acamamento e pisoteio;
- propícia melhor distribuição das excreções dos animais, melhorando a ciclagem dos nutrientes no solo;
- auxilia no controle das plantas invasoras, uma vez que o sistema proporciona ao pasto melhores condições de desenvolvimento devido ao auto sombreamento das folhas do pasto.
Como você pode ver são grandes os benefícios do pastejo rotacionado e são vários detalhes para que o pastejo rotacionado seja executado da maneira correta e gere lucro para o pecuarista. Por conta disso é importante contratar uma empresa especializada na área, a PRO Rural trabalha há mais de 25 anos com projetos de pastejo rotacionado para gado de corte, gado de leite e ovinos. Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp (14) 99882-3154 para fazer um orçamento.
A sustentabilidade é muito importante e gera grandes benefícios para o pecuarista no curto e no longo prazo. Quando o sistema de pastejo rotacionado é bem planejado e conduzido é uma tecnologia que se enquadra muito bem nesse tema, pois torna a propriedade extremamente sustentável devido às diversas vantagens citadas acima.
Você conseguiu entender a importância do pastejo rotacionado? A PRO Rural tem uma missão que é de transformar o mercado da pecuária no Brasil, por conta disso iniciamos um trabalho no Youtube em que entregamos muito conteúdo gratuito sobre pastejo rotacionado para mais de 18.000 inscritos no canal, somando mais de 600 mil visualizações nos nossos vídeos. Para ajudar ainda mais os pecuaristas e técnicos, iremos realizar um evento gratuito sobre pastejo rotacionado do dia 30/05 a 05/06 de 2022. Inscreva-se gratuitamente através do link: https://projetorural.com.br/semana-pastejo-rotacionado/
Se quiser aprender mais sobre pastejo rotacionado, assista ao nosso vídeo em que mostramos um projeto em andamento de 100 novilhas de recria em 5 hectares, que falamos sobre pastejo rotacionado adubado e irrigado para bovinos de corte: https://www.youtube.com/watch?v=bURPBdbliEs
